Friday, September 04, 2009

Porque é que Fernando Pessoa é o maior?








Por isto. Eis uma das cartas a Ophelia, escrita a 9/10/1929.









Gosto de suas cartas, que são meiguinhas, e também gosto de si, que é meiginha também. E é bombom, e é vespa, e é mel, que é das abelhas e não das vespas, e tudo está certo, e o Bebé deve escrever-me sempre, mesmo que não escreva, que é sempre, e eu estou triste, e sou maluco, e ninguém gosta de mim, e também porque é que a havia de gostar, e isso mesmo, e torna tudo ao principio, e parece-me que ainda lhe telefono hoje, e gostava de lhe dar um beijo na boca, com exactidão e gulodice e comer-lhe a boca e comer os beijinhos que tivesse lá escondidos e encostar-me ao seu ombro e escorregar para a ternura dos pombinhos, e pedir-lhe desculpa, e a desculpa ser a fingir, e tornar muitas vezes, e ponto final até recomeçar, e porque é que a Ophelinha gosta de um meliante de um cevado e de um javardo e de um indivíduo com ventas de contador de gás e expressão geral de não estar ali mas na pia da casa ao lado, e exactamente, e enfim, e vou acabar porque estou doido, e estive sempre, e é de nascença, que é como quem diz desde que nasci, e eu gostava que a Bebé fosse uma boneca minha, e eu fazia como uma crença, despia-a, e o papel acabava aqui mesmo, e isto parece impossivel de ser escrito por um ente humano, mas é escrito por mim.

18 comments:

  1. só alguém "maior" encarava uma paixão tão arrebatadora como está desta forma... só alguém como ele para se auto-declarar doido e só alguém como ele para conseguir encarnar personagens tão diferentes, dar-lhe vida em cada poema que escreveu. o Pessoa é o maior entre os maiores.
    e é um orgulho ser aluna da universidade Fernando Pessoa :)

    ReplyDelete
  2. p.s: faltou-me só referir,que na minha insignificante opinião, tb tens um pessoinha dentro de ti, tb brincas com mt facilidade com as palavras :) parabéns

    é um bom blog este:) cada vez que leio, tenho um pc mais de vergonha do que escrevo no meu loool

    grande alvim ;)

    ReplyDelete
  3. O Fernando Pessoa, além de ser o maior, era mais um carente.

    ReplyDelete
  4. Agora percebo melhor porque dizias que ler isto era como intrometermo-nos na vida privada de Fernando Pessoa... Livra! :)

    ReplyDelete
  5. ah carago...mais ninguem escreve assim!

    ReplyDelete
  6. Pois tenho a dizer que já recebi algumas cartas bem parecidas. A diferença (ou não) é que o autor escrevia sempre quando chegava de mais uma noitada, e como tal alcoolicamente afectado. Logo, "oh Fernando, qué que tomaste nesse dia?" Bjito Marta

    ReplyDelete
  7. "meiginha"

    Creio que tenho um Pessoa bem próximo de mim, com tamanha infatilidade naquilo se sente e descreve-o de uma forma clara, assim, esmiuçada.

    Achei piada, hoje, de manhã, li Caeiro...e cheguei aqui e ganhei este doce.

    Numa perspectiva diferente tu também és o maior, também te imagino assim.
    *

    ReplyDelete
  8. E...
    é a simplicidade louca que há em comum entre voçês que te torna igualmente singular.

    ReplyDelete
  9. Impossível não ficar perdida de amores.

    ReplyDelete
  10. “O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.”
    Fernando Pessoa

    ReplyDelete
  11. “O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.”
    Fernando Pessoa

    ReplyDelete
  12. Fernando Pessoa será sempre uma dos maiores literários portugueses, e também uma das maiores dores de cabeça dos nossos estudantes!

    http://aguia-de-ouro.blogspot.com/

    ReplyDelete
  13. Bonita carta :)
    E realmente ele era um bocadinho doido...

    ReplyDelete
  14. ele é o maior por causa disto:

    "Invejo a todas as pessoas o não serem eu. Como de todos os impossíveis, esse sempre me pareceu o maior de todos, foi o que mais se constituiu minha ânsia quotidiana, o meu desespero de todas as horas tristes."

    ReplyDelete
  15. O homem fumava umas ganzas muito estragadas, diga-se...

    ReplyDelete
  16. Tão sincero e tão doce :)

    ReplyDelete
  17. As cartas de amor são sempre esquisitas.
    O homem gostava era de um bagaço do bom (daquele que dizem ser ilegal fabricar nas casas espalhadas pela serra Algarvia) logo pela manhã.
    Ah, grande Pessoa.

    ReplyDelete
  18. Sou uma "amante" de Fernando Pessoa! O "eu" de Fernando Pessoa nunca se mostrou verdadeiramente! Ao criar todos os seus heterónimos, penso que ele quis precisamente não dizer o que tinha para dizer... Mas... isto sou eu que digo, que interpreto, eu que também sou um bocadinho "louca". Muitos parabéns pelo seu blog que só hoje conheci! Se me permitir, vou segui-lo atentamente!

    Aida Fachada

    ReplyDelete