Wednesday, July 22, 2009

Workshop de Rádio: Alô Alô Dona Rosa, chegou a sua filha! | 1ª edição






E pronto, como já tinha pouco que fazer, achei que deveria aceitar o convite que me foi feito pela Restart e dar o meu primeiro workshop de rádio. Acho que é importante fazê-lo porque a rádio, muito mais do que a televisão - precisa de seguidores e sobretudo, defensores. E eu defendo-a. A tal ponto, que me parece que terei nascido para fazer rádio e pouco mais. Nas outras actividades vou dando um jeito ou disfarçando a falta dele, mas na rádio, na rádio são raras as vezes onde não me sacio em absoluto como se de uma boa refeição se tratasse.

Pois bem, será em Setembro e as inscrições estão abertas para 14 pessoas. Neste momento, há já 6 inscrições ( que loucura!) mas obviamente que até ao final deste mês me parece que as mesmas estarão mais do que fechadas. Isto quer dizer, que os interessados devem inscrever-se o quanto antes, sob pena de ficarem a apanhar bonés e a perderem uma extraordinária oportunidade de adquirirem conhecimento radiofónico e não só com o formador: Fernando de Alvim (que por acaso, é este que agora vos escreve).


E sendo assim, eis o plano produzido pela restart juntamente aqui com o rapaz. Preparem-se para o workshop: Alô Alô Dona Rosa, chegou a sua Filha!.
A ficha de inscrição aqui: www.restart.pt
Datas

14 a 18 de Setembro

Horário

Temos que ver ainda

Horas
Total: dependente disso


VAGAS
16 participantes ( mínimo 10 )


PÚBLICO ALVO


Todos, mesmo os que têm voz de cana rachada. Aqui se ensina que a voz não é o mais importante, mas sim a atitude por detrás das cordas. O que se diz e como se diz.

Objectivos

Sair da sala de aula e começar a fazer rádio nem que seja nas colunas do hipermercado. Explicar como se faz a quem não sabe ou aperfeiçoar a técnica da coisa, que não é nada díficil.

CONTEÚDOS


Não haverão módulos nem mariquisses do género. Serão aulas corridas, com muita pratica para apurar a técnica .E poucas idas ao café que é para não perder tempo. Aqui se ensinará como colocar a voz e não forçá-la, como fazer na perfeição um intro-time, o que pode e deve fazer, o que não se deve nem pode fazer. O que é a rádio. Como se pode fazer um programa num instantinho e fazer figuraça para quem nos ouve.





FORMADOR


Fernando Alvim, radialista da antena 3. Faz rádio desde os 13 anos, estreando-se enquanto apresentador de programas infantis. Apresentou aí a “ Hora das traquinices” e o “Tapete Mágico” e é celebre o telefonema que o seu pai lhe fez em directo dizendo, e passamos a citar: Que era o papá que o estava ouvir!”. Com a sua afirmação de masculinidade praticamente destruída, Alvim recupera-a para sua felicidade quando ingressa no mundo dos adultos. Primeiro na Rádio Press, depois na Rádio Energia, Rádio Nova Era, TSF – tudo isto no Porto – e já em Lisboa, na Rádio Comercial e Antena 3, onde actualmente apresenta a prova oral, o programa mais ouvido em podcast de todo o grupo da Rádio Difusão Portuguesa – e Nuno&Nando que apresenta juntamente com Nuno Markl. Alvim é igualmente director da Speaky.tv ( www.speaky.tv), Revista 365 ( http://www.revista365.com/), organizador principal do Festival Termómetro (http://www.termometro-online.com/), Festival Alternativo da Canção, Monstros do ano e colaborador da Maxmen, noite.pt, Jornal Metro e Chick Intimate Cult. Alvim é autor do blog: esperobemquenao.blogspot.com. Com tanto para a fazer há quem diga que ainda tem tempo para ter vida sexual, mas obviamente que não acreditamos.

EQUIPAMENTO
Sala com 16 PC multimédia e projector. Softwares: Photoshop, Freehand, Illustrator.


MODALIDADE DA FORMAÇÃO
Inicial


ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO
Presencial


METODOLOGIA PEDAGÓGICA
Expositiva e participativa

8 comments:

  1. E...
    "Como se pode fazer um programa num instantinho e fazer figuraça para quem nos ouve."...depende de quem vos ouve...
    Isso responde só, e apenas, à falta de tempo.
    És bem mais profissional do que isso ;)
    Se queres continuar a ser um merecido seguidor/defensor da rádio, foca-te na a qualidade. É isso que é dificil de encontar.

    ReplyDelete
  2. Podias começar a pensar em fazer o mesmo no Porto... :D

    ReplyDelete
  3. Alvim, entre as mil e uma coisas que fazes (e se calhar um dia quando fores grande irás deixar algumas para trás, para poderes andar com outras para a frente...) a rádio há-de ser a única excepção. Antes de salvar o mundo salva a rádio. Ok? É nisso que és mesmo, mesmo, mesmo bom e a rádio precisa dos bons, antes que se torne apenas num imenso gira-discos. Uma dica: não esqueças de ver "Os Dias da Rádio" do Woody Allen. Grande filme.

    ReplyDelete
  4. Já agora convém incluir no programa de formação "sessões de bem falar a lingua portugesa".
    É que se ouve cada, cada monstruosidade que até dói.
    Portanto, não esquecer uma boa gramática para todos os formandos.

    ReplyDelete
  5. eu até que gostava, ai se gostava, mas teria de ser em horário pós-laboral... pois que sim!

    ReplyDelete
  6. Saudações Alvim!
    Pois, de facto ideia bem interessante e que me deixou com vontade de participar!
    Faço rádio à oito anos (não é muito tempo se comparado com a tua idade de iniciação a esta vida viciante) mas como se custuma dizer, estamos sempre a aprender.. Ou não! EHEHEH Na volta encontramo-nos no workshop! ;)

    ReplyDelete
  7. Pedro R. EstevesAugust 02, 2009 1:24 PM

    Caro Alvim...quero-me inscrever já mas no site que forneces a malta só aparece para dias 4 e 5 de Julho e quero-me inscrever no de 14 a 18 de Setembro arranja uma solução a moda antiga

    ReplyDelete