Saturday, June 27, 2009

Portugal é o mais bonito!




Portugal não perde grande tempo ao espelho porque não se acha muito bonito. Não é que não goste de si – gosta – mas não se acha suficientemente especial e incomoda-o a ideia de que estejam lá fora à sua espera. Portugal, por ser um homem tradicional, não gosta que esperem por ele. Prefere ser ele a esperar como sempre lhe ensinaram. Até que ela desça. Até que ela saia. Por isso mesmo, quanto Portugal chega atrasado, são raras as vezes a que isso se fique a dever a uma contemplação demorada do seu reflexo, mas sim, porque queremos fazer sempre mais uma última coisa antes de sairmos. Se calhar, Portugal devia ser mais vaidoso, ficar mais tempo ao espelho, cuidar da pele com um bom hidratante, ajeitar o cabelo e os colarinhos da camisa. Mas não. Portugal quer sempre fazer só mais uma coisa. E isso atrasa-o, mesmo que chegue adiantado.

E sendo assim, há outros países que o fazem, aproveitando a timidez e a falta de auto-estima de outros como o nosso. Espanha e Itália são disso o melhor exemplo, de tal modo, que até a máfia parece uma coisa bonita. Espanha vende força, com a história das ganas, a fúria espanhola, a impaciência dos filmes do Almodôvar, a intensidade com que vivem e falam do que lhes acontece ou terá acontecido. Espanha tem sempre histórias, nunca pára de falar, está sempre com pressa de contar ainda mais uma ideia que acabaram de ter. E como se isso não bastasse, a isso lhe juntam a mulher espanhola, o salero ou lá o que é, a forma decidida como elas caminham nas férias de praia como se tivessem a ir para o emprego ou sair à noite. Desde o ar com que se vestem à atitude que transportam, Espanha não deixa nada em casa. E a Itália, também não. Só que em vez de se esquecerem dos homens e apostarem tudo nas mulheres como fez Espanha, Itália decidiu apostar nelas, mas sobretudo neles – imagem só! - e fazer dos italianos, a melhor campanha de marketing pessoal que alguma teremos assistido. Rapazes, perguntem às raparigas, quais os homens que elas gostam mais? Raparigas, se agora vocês que estão agora a ler isto, digam-me se não é verdade que os homens italianos padecem desta fama? Aliás, a fama é tanta, que nem percebo como é que o George Clooney e o Jonny Depp não são italianos, porque isso – quase aposto – seria perfeito para elas.

Daí que Portugal tenha que apostar mais em si. No homem português, que é o mais charmoso e desenrascado, na mulher portuguesa que é a mais bonita e modernaça, das nossas crianças que são as mais inteligentes e promissoras e da nossa terceira idade que é a mais divertida e bem resolvida. Portugal já devia estar a colocar outdoors em todo o lado com estas imagens e perceber de uma vez, que teremos que ser os melhores relações públicas de nós próprios. De tal forma, que quando algo acontecer de mal no nosso país, devíamos encará-lo como um assunto nosso, do foro interno, que ninguém precisa de saber. Portugal, precisa de combinar estratégias e treinar à porta fechada. Só assim, começará a ganhar jogos.

5 comments:

  1. oi...

    para variar, adorei!
    é um facto sim, veneram-se as espanholas e há mil e uma portuguesesas bem mais bonitas que elas, mais jeitosas até!mas a atitude e confiança das espanholas acaba por nos por no bolso, é certo.

    quanto aos italianos, confirmo, têm essa fama sim e aposto que aquilo de achar a lingua italiana bonita e romantica se deve somente ao facto de eles raramente conseguirem falar outra!ui o george clooney e o jonny depp??Fernando Alvim, que brilhante ideia essa :)
    olha, confirma só que o Dicaprio sempre fez furor junto das meninas quando apareceu, e eu era mais miuda do que sou agora, e sempre se falou da sua descendencia, porque isso lhe somava pontos, sim é verdade, os italianos tem charme e romantismo!

    quanto aos portugueses é acabar com o gene machista em alguns e dar mais auto-estima a algumas, talvez tudo se resolvesse!:)

    ReplyDelete
  2. Sem espinhas! E agora vou ali reabastecer o creme de dia e o armani diamonds, que toda gente sabe que quando estes produtos acabam, acabam todos ao mesmo tempo e com a carteira...

    ReplyDelete
  3. Os portugueses gostam é do choradinho: para eles, nada está bem! Encontram-se 2 portugueses na rua:
    - Então tudo bem?
    - Vai-se andando e ctg?
    - (encolhendo os ombros) também vai-se andando. Estas dores de costas não têm ajudado e este tempo então, deixa-me doido!
    - A culpa disto é do governo e depois dizem "há crise, há crise", mas é no meu bolso, que o deles tá recheado!

    e é isto, nunca se está contente com nada nem cm ninguém...

    ReplyDelete
  4. mt bom texto, tirando parte do tipicamente portugues, da mania do portugues comparar a vida com o futebol, acho que ja se parava de fazer isso...

    cumps.

    ReplyDelete
  5. "Orgulho em ser português"

    Numa época de descrença, de desânimo, há que acreditar na capacidade de superação dos portugueses.

    Atente-se no exemplo de personagens empreendedoras como Horta Osório, membro do conselho de administração do Banco de Inglaterra, Durão Barroso, a caminho do segundo mandato de presidente da Comissão Europeia, José Saramago, o primeiro escritor de língua portuguesa a ser galardoado com o Nobel da Literatura, e Siza Vieira, arquitecto de grande prestígio internacional.

    Não é possível também esquecer todos os anónimos que lutam diariamente para ultrapassar os tormentos da vida: os desfavorecidos, os desempregados, o pequeno tecido empresarial, os estudantes, as mães solteiras e os reformados de baixas pensões. Como no passado, rasgando mares revoltosos e vencendo cabos que atemorizavam, levantemos o nosso orgulho português contra a adversidade e com a audácia que sempre nos distinguirá.

    http://dylans.blogs.sapo.pt/

    ReplyDelete