Monday, June 22, 2009

Melhor do que nunca!



Não é à toa que muitas pessoas dizem que determinado estabelecimento nocturno é a sua segunda casa. Em muitos casos, atendendo às horas que ali passam, eu acho que será a primeira. A tal ponto, que outro dia disse a uma amiga minha " Olha, como tu estás! Vai para tua casa! E dito isto, aquela mulher, meteu-se no carro e foi para o Twins.


Não sei se já existe – se calhar já – mas eu acho que as discotecas deviam ter quartos para todos os clientes que os solicitassem, e ao final da noite, quando pagássemos a conta, deviam perguntar-nos. " Vai querer tomar pequeno almoço no quarto?". Nos outros países já se percebeu isto, e a quantidade de hotéis que têm uma discoteca decente e para todos no seu interior é imensa. Em Portugal convencionou-se que as discotecas de hotéis são só para os clientes e uma ou outra amante. E o resultado, é no mínimo inquietante. As discotecas de hotéis fecharam-se tanto sobre si mesmas, que lhes aconteceram a elas o mesmo que aconteceu às pessoas que se isolaram de todas as outras: sem que notassem, tornaram-se antiquadas. E só por isso continuam a oferecer tremoços e amendoins a quem pede uma imperial, como se aquilo fosse uma casa de putas. Nunca percebi esta relação entre tremoços e prostituição, mas ela existe e não há nada que a possa disfarçar. Não quer dizer que quem peça imperial e tremoços seja um profissional do sexo – pode não ser – mas que tem tudo para uma carreira de sucesso, disso não tenhamos dúvidas.


Mas onde é que íamos? Exactamente, falávamos de uma outra actividade, de um outro relacionamento: o de alguém que trabalha na noite e a casa que representa ou já terá representado. Se ainda representa, é habitual que use com frequência " A minha casa" isto e aquilo. Se já representou, é certinho que irá dizer, ajeitando os colarinhos: "Eu fiz aquela casa!". Na noite, ninguém passa por uma casa bem sucedida sem a ter feito. Tijolo a tijolo, acartando cimento, debitando adjectivos pouco ortodoxos de cima do andaime. Quando saíram, imediatamente a seguir, aquilo caiu a pique. Não terá sido em consequência de um ciclo que sabemos ser frequente neste domínio, mas apenas e só, pela sua saída. E até é compreensível. De uma forma ou de outra, todos gostamos de fazer falta e imaginar que o mundo sem nós, seria uma desgraça. Já nem digo o mundo. Pode ser uma casa, que não resista à nossa saída. Pode ser uma mulher, que não resista à separação. Eu por exemplo, adorava encontrar-me com uma ex-namorada minha e perceber que esta chorava pelos cantos, arrastando-se como podia, desgraçada da vida, chorando cada vez mais e pedindo - melhor ainda! - implorando que eu regressasse para junto dela, pois caso contrário admitiria matar-se. Mas em vez disso, o que acontece invariavelmente, é encontrar-me com elas passado algum tempo e perceber que não só já arranjaram outro, como estão arreliantemente, melhores do que nunca.

5 comments:

  1. Epa,Fernando,que raio de conversa esta acerca dos tremoços ....não há nada melhor do que beber um "fino" no verão sentado numa esplanada acompanhado de uma boa "empalhada"..não sei onde foste buscar esta associação pejorativa...o tremoço é rico em fibras, e é simpático de se comer..não sejas assim! vá, pede desculpa! ...gostar de ver as tuas Ex's a chorar baba e ranho pelos cantos, também é um pouco egocênctrico.."life goes on" e ainda bem que as pessoas podem ser felizes após um relacionamento fracassado...não sejas assim, fica-te mal, parece que guardas rancor? também podes ser feliz!!! ...ninguém é insubstituível, nas relações, no trabalho, no círculo de amigos, tudo vai e vêm as únicas pessoas para quem és e serás sempre insubstituível e que chorariam baba e ranho todos os dias se "partisses sem voltar" são os teus pais.... ;) as pessoas mais importantes nas nossas vidas...e os nossos animais de estimação... :D ..o teu texto está meio coiso..hoje...assim meio parvo... lol

    ReplyDelete
  2. Para que não fuma, como é o meu caso, não dispenso um pires de tramoços (remorsos)depois daquela coisa de fazer amor.

    ReplyDelete
  3. Adoro o teu tom sarcástico!

    ReplyDelete
  4. Brilhante, cmg tb nunca se arrastam...

    ReplyDelete