Saturday, January 31, 2009

Jeff Buckley - Grace






Entrevista aqui do cidadão Alvim para o Blitz:

- Quando é que compraste pela primeira vez o disco da tua vida?


Para começar só comprei uma vez o disco da minha vida. E essa vez terá sido no longuinquo ano de 1994, num verão quente, numa altura em que ainda não havia alertas laranjas e que o Benfica ainda ganhava campeonatos seguidos. Esta última parte não é verdade, porque nessa altura, já não ganhavam coisíssima nenhuma.

2 - Que outra música ouvias tu quando compraste o referido álbum?

Estou aqui a fazer um exercício mental para ser honesto e aos 20 anos parece-me que ainda andava a ouvir ramones e sex pistols e dead kennedys. Não fui punk por muito pouco. A par disto, sempre ouvi Astor piazola, Frank Zappa, Erik Satie, Doors e claro, Ana Faria e os Queijinhos frescos.

3 - O que é que te atraiu para este disco do Buckley?
Já ter ouvido falar sobre ele nas emissões do António Sérgio. E de ter ouvido um ou dois temas e ter gostado. E ter ficado com uma daquelas vontades de o comprar, como quando temos muita fome e vamos limpando tudo o que é entrada enquanto não vem o almoço.


4 - Lembras-te da primeira audição? Teve impacto ou a tua relação como disco foi crescendo?

Sim, lembro-me de sentir um arrepio só igual ao que senti quando a minha primeira namorada me disse que se calhar estava grávida e que se calhar era meu. Notei que estava a ouvir algo diferente sim e rapidamente vasculhei tudo o que havia sobre ele para tentar perceber onde teria andado todo aquele tempo, sem que eu o tivesse descoberto.

5 - Ainda tens o mesmo exemplar ou foste renovando a tua cópia ao longo dos anos?
É claro que já não tenho o meu primeiro exemplar porque eu tenho uma espécie de amigos que tem a mania de vir cá a casa e dizer-me: " Vou-te levar este cd, mas juro que entrego amanhã!" E como advinham, até hoje. Foi o que aconteceu com o Grace. Felizmente tenho uma cópia.

6 - Com que frequência re-escutas o disco?

Normalmente, escuto-o para o dar a conhecer a alguém que me diz que não o conhece. Gosto de ser responsável por dar a alguém a primeira audição de algo que sei ser bom. Curiosamente, depois das pessoas saírem de minha casa, é quase certo que o ouço mais uma vez.

7 - O que é que faz esse álbum ser o disco da tua vida?
Porque foi o disco que ainda assim ouvi mais vezes. Que mais me orgulho de ter descoberto. Porque a voz de buckley é incomparável, de tal forma, que se pressente que tudo o que canta, de algum modo, já terá vivido. Aliás, de cada vez que canta, parece que lhe está a acontecer tudo outra vez.

8 - Já não se fazem discos assim? Fazem. Mas não são o Buckley. Para que me entendam, é como agora sair no mercado um modelo de um novo carro todo xpto, ar condicionado, jantes de liga leve e o diabo a quatro, mas caramba, um Ferrari é sempre um Ferrari. E um buckley é sempre um buckley. E um porto de 20 anos é – agora todos em corro – é sempre um porto de 20 anos.

11 comments:

  1. Boas Alvim,

    dia 9 de Junho vens a Barcelos, mais precisamente onde e fazer o que?

    gostava que tu ou alguem me pudesse dizer, agradecia.

    Abraço

    ReplyDelete
  2. Engraçado, estes últimos dias tenho andado a ouvir Jeff buckley. Não conhecia, por acaso passei no myspace do David Fonseca e vi que ele ouvia-o. Despertou-me a curiosidade, e não é que até gostei?!? Coincidência ou não, já não vinha espreitar o teu blog à uns dias e hoje vejo o nome do buckley por estas bandas... Não te associava a este género de música, punha-te mais a ouvir muse, the killers e por ai fora... Mania minha de associar a imagem das pessoas a tudo! LoL

    Bjs*
    Inês M.

    ReplyDelete
  3. Alvim a 365 não se vende em Faro? Se sim, onde?


    Bjs

    ReplyDelete
  4. Amigos do Buckley meus amigos são.

    ReplyDelete
  5. Há mt tempo que não re-ouvia esta música. Curioso que a minha relação com o Jeff (salve seja) também começou assim.

    ReplyDelete
  6. Infelizmente "a" Blitz...

    ReplyDelete
  7. também eu comecei a ouvir o Jeff por tua causa ó palerma....

    ReplyDelete
  8. O Grace é um dos melhores discos que ouvi até hoje. Agora ando a descobrir o "Sketches for my sweetheart the drunk" e a gostar muito. Jeff Buckley está lá... Aconselho do disco do Mistery White Boy Tour... e o Live at Olimpia...

    ReplyDelete
  9. Para mim esta é a melhor musica do Jeff Buckley! E é talvez das melhores musicas que já ouvi até hoje :)

    ReplyDelete
  10. Forget Her passou a ser a música que mais gosto de ouvir, precisamente por tua casa Alvim!
    Aliás, todo o album Grace, é belo!

    Beijos

    ReplyDelete