Hoje, depois de acordar e lavar a cara dei por mim com uma visceral vontade de mudar o mundo. Olhei para o espelho e de olhos arrebitados disse "Vou mudar o mundo" e dito isto comecei a correr por toda a casa, como se em cada compartimento alguém me esperasse para ouvir esta mensagem. No meu quarto disse "vou mudar o mundo!", na cozinha o mesmo, no corredor não sei porquê mas não quis, mas chegado às escadas de acesso ao exterior ganhei um novo fôlego e já na rua fui comunicando esta minha vontade a toda a gente. "Vou mudar o mundo!" disse. E todos a quem eu dizia isto, apontavam a mim um dos seus braços e riam-se como se eu tivesse acabado de contar uma piada das boas.As pessoas não acreditam em alguém que quer mudar o mundo e se revelarem esta intenção, mais depressa serão confundidas com um qualquer louco de que com alguém que está em posse de todas as suas faculdades mentais e determinado a fazê-lo: A mudar o mundo. E eu estou, desde esta manhã, após ter lavado a cara.
Contudo, há tanto a fazer que nem sei por onde começar, como naqueles dias em que é tal a quantidade de tarefas que temos delineadas que optamos, por não fazer nenhuma. Não que não o queiramos – queremos pois – o que não sabemos é por onde começar. E é este o problema. Como se o mundo fosse um objecto muito grande de difícil transporte, sem lugar para para por as mãos. Diz-se "Rapaziada, venham aqui ajudar-me a carregar o mundo que eu não consigo! E é certinho que alguém diga "Chefe, eu até ajudava, mas isto não tem sítio por onde se lhe pegue! olhe para isto, não tem sítio para por as mãos, como quer que eu faça?. E de facto, muitas das vezes nada há a fazer porque o mundo não se deixa agarrar, por não ter sítio onde por as mãos, por não ter, assumidamente, ponta por onde se lhe pegue.
Agora, uma pergunta: Existe uma idade para mudar o mundo? Querem saber a resposta? Pois aqui vai: Existe, sim senhor. É precisamente a idade em que as pessoas usam repetidamente a expressão "Eu não tenho idade para isso!". "Oh tia, podíamos ali construir uma casa!" e já ela nos vai dizendo pondo as mãos à cabeça "Eu? Eu não tenho idade para isso" "Pai, porque não vamos dar uma volta ao mundo para lhe tirar as medidas? E este nos responde "Eu não tenho idade para isso filho e mesmo com as medidas do mundo, ninguém será capaz de lhe fazer um fatinho novo" e ainda assim, não desistindo, perguntamos "Avô, já viste aquela loira que ali vai, aquilo é que é bom para ti, olha para aquelas pernas!" ao que ele nos diz com indisfarçável desencanto "Eu não tenho idade para isso rapaz! Mas chega-me aí os óculos! "E assim, por saber que é para a minha, para a minha idade, eu vou atrás do mundo como se fosse atrás daquelas pernas altas, daquela saia justa, daquele corpo. Sabendo que é para a minha idade, eu vou atrás do mundo por saber bem por onde começar, por onde o agarrar, na certeza de que irei ter tempo para fazer tudo o que havia planeado. Na certeza de que o poderei mudar.
Por mais pequenas que sejam as nossas acções, por mais pequeno que seja o gesto. É terrivelmente encorajador e assustador ao mesmo tempo, mas a verdade é que temos em nós a possibilidade, todos os dias, de mudar o Mundo. Todos os dias se abre a janela (ou porta) de oportunidade só temos de entrar nela. Butterfly effect. :)
ReplyDeleteEu tb gostava de mudar o mundo... Ou melhor... Eu gostava de mudar as pessoas para vivermos num mundo melhor! Porque o mundo é o que fazemos dele...
ReplyDeleteE as pessoas não olham para o mundo mas para o seu mundo, ou melhor para o seu umbigo, porque todos 'os mundos' são complexos e o umbigo sempre é uma coisa mais pequenita...
Se queres mudra o mundo... Olha pega nas pessoas e muda-as... :)
Bem quando se acorda às 07h30 depois de uma noitada no Hard Rock, sabendo-se lá o que tomaste, é normal que tenhas acordado assim.
ReplyDeleteDe qualquer das maneiras já vais mudando um pouco o mundo, pelo menos o da comunicação em Portugal, tornado-o mais bem-disposto e descontraído. E isso já é qualquer coisa, oh Nando.
Sendo assim, com tanta certeza, eu acredito em ti!
ReplyDeleteForça jovem!
vaaii =)
ReplyDeletei nunca desistas disso!! seja em k idade for...
Posso mudar o mundo ctg? :) Podiamos começar por mudar o mundo um do outro e depois os restantes "mundos" no mundo?! hum!? :)
ReplyDeleteMUITO BOM!
ReplyDeleteEu todos o dias quero mudar o mundo !
ReplyDeleteEu todos os dias mudo o mundo !
O meu mundo ... Todos os dias há uma mudança'zinha : )
Força nisso de mudar o mundo ! É óptimo mudar o mundo : )
www.ainvencaodapalavra.blogspot.com
ReplyDeletecomeçou a odisseia do blogue que aspira a ser o melhor e o maior em poesia nacional ou estrangeira, mas toda na nossa língua mãe.
Eu vou contigo! A caminho...
ReplyDeleteFiquei triste pois não respondeste ao meu comentário... mas, também eu por querer mudar o mundo escrevo histórias para crianças sobre assuntos que devem ser mudados... mais uma vez, convido-te a aparecer no meu cantinho.
ReplyDeleteAbraço,
Sónia Pessoa
5*
ReplyDeleteSabes uma coisa? Cresci com a Mafalda do Quino e quando era pequenina já a professora da primária me chamava de Mafaldinha, porque era muito contestatária, não largava os "porquê", sempre a interrogar tudo e todos e a querer mudar tudo. O meu pai lá dizia " Tu não podes mudar o mundo" e tunga lá perguntava eu porquê. Até hoje ninguém me deu uma resposta convincente e muito menos me disse que era porque não tinha idade para isso, até porque não lhes ia adiantar de muito. O que não me falta é idade, pela frente.
ReplyDeleteAinda hoje acredito sinceramente que o vou fazer, mas descobri que o pior está sempre para vir, porque há aqueles dias em que pensas: bem, para mudar o mundo tenho de mudar alguns daqueles que me rodeiam. 1º porque não acreditam que o vou fazer, 2º porque sei que se precisar de agarrar o mundo eles vão ser os melhores para me ajudarem nessa tarefa, 3º porque, sim, eu sei que sou a maior, mas o mundo é um pouco maior que eu e preciso de ajuda.
E pimba, há dias em que não adianta esforçarmo-nos, mas depois há outros em que se junta mais uma pessoa e quase parecemos o pessoal a empurrar o autocarro da selecção da Galp. Só espero é que quando o motorista fizer marcha atrás para voltar a Portugal não nos abalroe a todos, porque vai ser um grande golpe para a humanidade. Vou ver se amanhã quando acordar não me esqueço de gritar: EU VOU MUDAR O MUNDO!!!
Beijo
P.S - Vê lá se te lembras desta frase em pleno S. João: Olá, eu sou a Pinheirinha que deixa comments no teu blog!
Deveras inspirador. Sente-se aí a chamada força de viver, força essa que falta a muita gente.
ReplyDeleteFico à espera que mudes o mundo.
nao posso deixar de comentar o comentario da mulher da tua vida: ta comentado! bem mas o que me deixou a pensar com esta tua postagem foi mesmo o facto do meu avô nunca ter chegado realmente a dizer "mas passa.me aí os oculos".... enfim.. iso da maxmen é q é qualquer coisa.. senhor alvim, sempre a surpreender. porra pa vou começar a beber mais cerveja ao som do dartacao!
ReplyDeleteeu tambem quero mudar o mundo!
ReplyDeleteboa tarde! eu também gostaria de mudar o mundo - e hoje é o melhor dia para o fazer... gosto de ler e de escrever, e nunca imaginei que me aconteceria semelhante coisa... passo a explicar - tenho um blog e hoje descobri que já copiaram, ipsis verbis, vários textos meus... sem sequer fazer referência ao meu nome, ou ao blog... A razão por estar aqui a denunciar esse plágio, é que também um texto seu foi plagiado sem ser incluída qualquer referência ao seu nome... assim como textos de Miguel Esteves Cardoso e Miguel Sousa Tavares!!
ReplyDeleteColoco aqui o link para confirmar por si:
http://olhardesinteressado.blogspot.com/2008/06/existe-uma-idade-para-mudar-o-mundo.html
Este "sr. desinteressado" simplesmente desinteressou-se pelas fontes que o "inspiraram" e até teve o atrevimento de alterar os títulos dos posts... No meu caso, alterou todos os "sujeitos femininos" para "masculinos"...
Não conheço muito bem as leis que protegem os direitos de autor, mas não é justo que alguém se aproprie indevidamente do trabalho dos outros...
Cumprimentos*