Friday, February 08, 2008

A Folia dos Foliões






De todas as épocas festivas que ocorrem em Portugal, a que eu mais gosto é, sem dúvida, o Carnaval. Rimou e é bem verdade. Gosto do Carnaval porque chove sempre ao contrário do Natal onde por vezes só faz frio e da Páscoa onde muitos portugueses aproveitam a ocasião para rumarem ao Algarve apanhar uma corzinha, ou – não raras vezes – um escaldão por demasiada exposição ao sol. Falam-me no Natal e eu penso imediatamente em Paz e Amor. Falam-me da Páscoa e eu penso no quanto já fui feliz numa férias desportivas quando era mais garoto. Falam-me no Carnaval – e aí não tenham dúvidas – aí eu penso, no Brasil.

Daí que sejam muitos aqueles que revelem que o Carnaval em Portugal é único. E eu concordo. E sabem porquê? Porque não existe, ora essa. Se ainda não perceberam, o Carnaval em Portugal é o nosso monstro do Lago Ness. Isto é, as pessoas dizem que viram, que é ali o Carnaval, que era muito grande, que muita gente viu, que tinha uns dentes enormes e uns olhos esbugalhados, mas quando nos aproximamos do local onde nos dizem ter sido visto, a água não mexe.

Contudo, o que eu gosto mais no Carnaval são os foliões, uns malandros que mal se apanham com um disfarce começam a fazer das suas, fazendo-me por vezes lembrar a Picolé, que tantas diabruras fez na Praça da Alegria. Ai que saudades, meu Deus, que saudades. Mas íamos nos foliões e chegados aqui, é justo dizer que o momento mais alto de “folia” para um “folião” é justamente quando aparece uma câmara de televisão em directo para o telejornal. É como se fosse uma espécie de sirene dos bombeiros a anunciar um incêndio. Um folião pode até estar muito em baixo “ A mulher enganou-o! A vida está cara!” mas vê à frente uma câmara de televisão e é como se tivesse acabado de ser golo do Benfica – e logo de makukula – com o estádio todo em pé.

O folião grita, corre, salta, gesticula, fala ao telemóvel “ Liga a televisão a ver se não me vês! Liga a televisão a ver se não me vês!” e comporta-se como se de repente, tivesse caído numa festa de espuma. De resto, só nesta altura é que são usadas as palavras “ “folia” e “foliões” porque com verdade, se fossem usadas numa outra época, soariam com arrepiante estranheza. Reparem só: Estamos aqui, em casa na Seia de Natal da família Mateus em Vizela e vai aqui uma grande folia, como poderão comprovar as imagens Manuela Moura Guedes! – Não soa bem, pois não? Claro que não. Agora vejam lá esta abertura do noticiário: - “Boa tarde, o Carnaval chegou e um pouco por todo o país, os foliões saíram à rua para momentos de grande folia” E agora, bom não é? Pois claro que sim. E isto leva-me a uma conclusão: Não existissem foliões e não existiria Carnaval. Não houvesse Carnaval e não haveria foliões. E aqui entre nós, parecem-me duas tão boas ideias, que nem sei qual devo escolher.

8 comments:

  1. Faltou-te explicar porque é que tudo quanto é gajo em Portugal aproveita o Carnaval pra se mascarar de gaja hahaha

    ReplyDelete
  2. lamento ng ter ido ver-te ao SA em ovar. eu estava a trabalhar nesse dia, snao tinha ido la dar um pulinho. abraço

    ReplyDelete
  3. n concordo com nada do q foi dito...

    agora vou ver as just girls no top+

    ReplyDelete
  4. é de mim ou escreve-se Ceia e não Seia?

    ReplyDelete
  5. O carnaval em portugal faz parte da cultura de algumas cidades/aldeias. É verdade que é uma cultura importada, mas que existe, existe! Existe para que as pessoas se excedam durante uns dias, razao pela qual existe o carnaval no mundo á uns séculos, para que as pessoas se excedam durante X dias antes do tempo da quaresma!! E onde existe carnaval em portugal faz-se a festa, á nossa maneira... assim como se fazem as festas tradicionais em honra de todos os santos por esse portugal fora! Estive no SA, a trabalhar... e continuo a dizer que foste com uma ideia errada disto! O monstro pode não existir, mas o lago está lá! ;)

    ReplyDelete
  6. Este ano também voltou a haver Carnaval na cidade de Tomar,o que já não acontecia há largos anos.Mas não foi nada como dantes,o que é uma pena.Pode ser visto no meu blog: tomaracidade.blogspot.com
    Ass: Luis Ribeiro

    ReplyDelete
  7. Olá , convido te para o proximo ano a vires visitar o Carnaval de torres vedras o Carnaval + português de Portugal , quem não gosta passa a gostar , vem gente de todo lado para passar um carnaval divertido e diferente , fica aqui o convite :) bjos doces

    ReplyDelete
  8. Ora nem mais! O Carnaval em Torres Vedras é de longe o mais divertido do nosso país!

    A magia deste carnaval reside no gosto que os Torreenses tem nesta festa! A preparação começa mt antes do Carnaval! Espera-se que seja divulgado o tema e dps, preparam-se as mascaras! E que merece a pena ver os corsos e a noite por Torres vedras, merece sim!
    Fica o convite! Quem sabe nao comeces a ver o carnaval c outros olhos?! ;)

    Beijinho

    ReplyDelete