Sunday, March 22, 2015

Sofia Marques Ferreira, artista de videoarte, responde ao Inquérito do Fernando Alvim



UMAS FÉRIAS
Escolher um único destino é difícil, porque viajar é um vício. A escolher, é Goa, onde foram as tais férias. O lugar que não pertence a lado nenhum e ao mesmo tempo a todos. Goa é como chegar à “praia secreta”. Estás cansada com vários kilos às costas, envolta em sujidade típica dos comboios indianos, esfomeada por um bife, e assim, sem pedires e esperares, Goa oferece-te o impossível de fabricar. No primeiro dia, quando pensas “Uau, isto é incrível!”, ainda nem começou e é completamente imprevísivel. É como Goa escolhesse as pessoas. Cada uma com que te cruzas, há uma grande história, uma lição.

UMA IDEIA
Dar um sonho aos políticos. 

UMA ASNEIRA
Achar que o meu corpo ainda tem 18 anos quando danço. 

UMA PAIXÃO
Criar, preparar, soltar, desidratar, vibrar, atingir, concretizar “a imagem” com vídeo ou fotografia. Aquela imagem que precipita tudo, aquela que é o trigger que antecipa a narrativa.

UMA CURIOSIDADE
Quando o meu primeiro irmão nasceu e tive-o nos meus braços, senti algo único, inexplicável, algo que não vem nos livros, só se sente, uma ligação para a vida. Agora, tem 18 anos, está na universidade, com uma namorada giríssima, fala com bom senso, inteligência e unicidade, e eu estou ali. A vida têm destas coisas boas.

UMA PERGUNTA
Qual é o sentido da vida?

UMA RESPOSTA
É o teu sentido, de preferência à Monty Python.

UMA LIÇÃO 
Não esperes demasiado. Não corras demasiado. Just do it. On time.

UMA AVENTURA
Em pleno Rio de Janeiro, a grande cidade, quente, brisa tropical, que cola na pele. Entre amigos, decidimos apanhar o bus para chegar rapidamente à praia. Um mergulho era essencial! O bus começa a subir, a subir, e daí, alerta! Alguém me disse, lembro-me, nunca subir às colinas do Rio. Sim, acabámos na maior favela, a Rocinha. Sobrevivemos com uma história e muitos personagens para contar.

UM SEGREDO
O grande Alvim gosta de hghjdsfbjshl779dkds! Pois. É verdade.

UMA INVENÇÃO
As vespas vermelhas! O vento na cara sabe sempre melhor numa vespa PK50 clássica, vermelha. É um facto.

UM DESABAFO
Vamos lá produzir coisas novas nos palcos/telas portuguesas. É urgente respirar e não repetir vezes sem conta. Onde estão os apoios aos emergentes, onde está a cultura neste país? É urgente apostar, é urgente dar espaço à diversidade. Também isto é a nossa identidade, não somos só as contas. Eu, definitivamente, não sou só a minha conta da eletricidade. Vamos lá também pensar nisto, a que chamamos “cultura”. Há o risco de qualquer dia já não respirarmos, nem nos lembramos quem fomos, somos. (Ufa! Ainda respiro.)

UM PROBLEMA
Lixo. Há qualquer coisa de errado com a quantidade de lixo que nasce e perdura em cada canto de Lisboa.

UM DESEJO 
Sejam crianças! We are together. We are ONE.

UM PROVÉRBIO
“Never forget your dream”. Já não recordo quem me disse esta frase. Mas sim, o sonho comanda a vida.


No comments:

Post a Comment