Monday, March 17, 2014

Passatempo Manuel da Silva Ramos - os vencedores

A ideia era fazerem uma curta biografia do escritor Manuel da Silva Ramos. Em jogo, três exemplares do seu livro mais recente, «Perfumes Eróticos em Tempo de Vacas Magras» (edição Parsifal PT). Seguem os três vencedores e respectivas participações. A todos os que participaram, muito obrigado - e fiquem atentos porque haverá mais passatempos.

André Silva
Manuel da Silva Ramos nasceu na Covilhã em 1947 o mesmo ano em que nasceu a cantora brasileira Rita Lee, daí o corte de cabelo ser semelhante, havendo quem diga que são irmãos gémeos separados à nascença. Rita Lee após ter sabido desta situação negou veementemente a consanguinidade com Manuel da Silva Ramos, pois refere que como este não tem o cabelo vermelho não pode ser seu irmão, apesar de ela afirmar que nasceu em Gouveia ou seja perto da Covilhã o que faz com que Manuel ainda hoje tenha esperança que Rita Lee seja mesmo sua irmã. Até hoje nada foi provado e consta-se que Rita Lee pediu conselhos sobre como escapar a exames de ADN ao Presidente do Grupo Ferpinta que é especialista nesse tipo de fuga como pode afiançar a pobre sua filha Marina Santiago que o diga.

Manuel da Silva Ramos estudou Direito durante quatro anos em Lisboa e abandonou a universidade para se exilar em França para fugir ao fascismo, pese embora há quem diga que Manuel com dons de adivinho sabia que Portugal se iria tornar num autêntico buraco e então foi para França para não ser soterrado pela pobreza e luxuria política que existia e ainda existe em Portugal. Outras vozes afirmam que Manuel da Silva Ramos foi para França porque se apaixonou perdidamente por Brigitte Bardot através das fotografias que via e pensou que a iria conseguir conquistar, mas não conseguiu e acabou a trabalhar numa tasca portuguesa em Paris denominada “O Cantinho do Alfredo”, porque o senhor Alfredo teve pena dele quando o encontrou a chorar junto ao Arco do Triunfo enquanto gritava a plenos pulmões: “Brigitte je t’aime”. Depois disto, Manuel regressou a Portugal onde fundou a revista TV 7 Dias, mas acabou por se fartar do Mundo cor-de-rosa e agora para além de escrever livros trabalha de igual modo no Oceanário de Lisboa onde alimenta os peixes, sobretudo raias ao mesmo tempo que todas as noites se deita a sonhar com Brigitte Bardot.

João Paulo Mira
Manuel da Silva Ramos nasceu em 1990, numa ambulância no IP4, embora haja quem diga que é um vampiro com mais de 250 anos. Estudou na Universidade da vida e é autor de varios títulos de sucesso, entre os quais o menos bem sucedido "1001 maneiras de driblar a troika sem sair do país" (2011-2014) publicado pela Editora «Onde é Que Eu Já Vi Isto Antes». Ainda não ganhou nenhum prémio nem foram comprados os direitos de nenhum dos seus livros para uma futura adaptação ao cinema, apesar de ter o sonho de ver um filme baseado num livro seu ser realizado pelo Michael Bay.

Jorge Manuel Sá Martins
Manuel Silva Ramos tem varias coisas em comum comigo. Nasceu nas Beiras (Covilhã), estudou direito como eu e ambos também não acabámos. Eu não precisei de fugir ao fascismo porque nasci 10 anos depois, mas presumo que é um visionário como eu!



No comments:

Post a Comment