Tuesday, September 03, 2013

TODOS 2013 – 5ª edição


Caminhada de Culturas
Viajar pelo mundo sem sair de Lisboa
Poço dos Negros / São Bento, Lisboa
Um outro bairro, uma outra cidade, um outro mundo
12 a 15 Setembro 2013


Pelo quinto ano consecutivo a Câmara Municipal de Lisboa, em parceria com a associação Academia de Produtores Culturais, promove o festival intercultural de Lisboa, por todos conhecido como Todos - Caminhada de Culturas. Este ano o festival concentra-se no seu novo território, na zona da Rua de São Bento e do Poço dos Negros, cumprindo a sua vocação de festival nómada que, percorrendo e descobrindo na cidade novos focus multiculturais e interculturais, combate a ideia de guetos e aproxima, cada vez mais, pessoas de várias culturas e idades.

A programação do TODOS – Caminhada de Culturas aponta para a interculturalidade presente em toda a cidade e o diálogo inter-religioso é o subtema associado a essa ideia. O TODOS é um encontro de mundos no qual se abrem várias portas que levam a espaços por onde todos podem circular. 

Nesta sua 5ª edição, entre 12 e 15 de setembro, o TODOS fixa-se num outro bairro: São Bento/Poço dos Negros. É daqui que vamos revelar as várias realidades e modos de estar que tão bem ilustram a ideia de interculturalidade, subjacente a toda a programação. Umas são mais visíveis, outras pedem um olhar mais atento e uma descoberta que queremos partilhar. Das memórias de outros tempos, presentes na toponímia, nos edifícios, nos monumentos, até às lojas com produtos de outras paragens, restaurantes onde podemos deliciar-nos com outros sabores, passando por bares, cafés, associações interculturais, diferentes espaços de oração, antiquários, estudantes Erasmus, intelectuais, artistas, instituições, tudo faz parte da vida deste bairro.

A programação do TODOS – Caminhada de Culturas parte das realidades multiculturais deste novo bairro, e também da cidade, e abraça-as através de espetáculos de rua, uma exposição itinerante de fotografia, teatro, experiências gastronómicas, música, desenho, dança, visitas, passeios, encontros, entre muitas outras iniciativas que, durante quatro dias, proporcionam um outro olhar sobre a cidade de Lisboa e a sua relação com outras variadas culturas.

Saibam tudo aqui.

No comments:

Post a Comment