Saturday, August 31, 2013

É verdade, rentrée nova, livro novo

E já podem lançar-se a ele. Ora espreitem aqui.

“Mente-me só se for verdade” é o novo livro de Fernando Alvim. Antes dele, foram publicados “ no dia em que fugimos tu não estavas em casa”, “ 50 anos de carreira”, “ Não atires pedras a estranhos porque pode ser o teu pai” e “Não és tu sou eu”, este último totalmente dedicado a um dos temas mais recorrentes do autor: o amor.

De resto, Alvim que se assume impunemente como o júlio Iglésias da literatura, é igualmente a única pessoa no mundo que não tem a intenção de um dia lançar um romance. O que não dizer que não o faça, pode fazê-lo, mas não é de todo esse o seu maior objectivo. A razão principal é a de não ter tempo e de ter chegado à conclusão de quem muito escreve sobre amor pouco o faz. E o amor mais do que falado, segundo o autor, deve ser feito.

Quer isto dizer que o novo livro não é um romance embora o título possa indiciá-lo. A sua escolha não foi inocente e “Mente-me só se for verdade” é um livro que antes de tudo é um livro que rejeita qualquer rótulo, não é um romance, não é um policial, não é um livro de aventuras, não é sequer um livro de crónicas ( embora obviamente toda a gente vá dizer isso). Segundo o seu autor, é um livro de coração aberto (não é um romance), ao pé da boca (não é um romance), que fala sobre a vida e temas tão mundanos como o dia mundial do mosquito, a conflituosa relação com candeeiros, a solução para a paz mundial e o amor que dizem ser o mais importante de tudo. E o autor deste livro concorda.

“Mente-me só se for verdade” é o quinto livro de Fernando Alvim. Não é um romance, é um livro que não acaba na última página nem começa na primeira. É um livro para se ir lendo e revisitando tal qual uma pessoa de quem se gosta.

A partir de hoje, à venda, em qualquer sítio de jeito. Ou no site da editora Cego Surdo e Mudo, que num instante vos chegar o livro a casa devidamente autografado. Ou através do e-mail: cegosurdoemudo.pm@gmail.com

Nota: capa deste novo livro e fotografias do seu autor no site do mesmo, para autorizado download aqui: www.fernandoalvim.com





1 comment: