Monday, July 01, 2013

Eu bem te disse

De repente parece que toda a gente sabe o que fizemos de errado e a solução certa para nos salvarmos.  De repente, Portugal tornou-se um país de economistas e credíveis gestores que em todo o lado, no arauto da sua sabedoria, nos dizem como teria sido tão mais fácil se tivessem sido eles a guiar-nos. Mas o azar persegue-nos e,  nessa altura, quando deles mais precisávamos, não tivemos essa fortuna: ou porque eles já se encontravam a comentar na tv justamente o que se encontrava errado ou ironicamente e por incrível que possa parecer a muita gente, estavam eles mesmos – eles próprios por deus! – a enganarem-se e a errarem e a fazerem tudo ao contrário do que mais tarde haveriam de dizer.  Depois de ter acontecido é muito fácil dizer “ eu bem te disse” . Depois de termos errado é óbvio que alguém dirá “eu logo vi”. Depois de termos perdido há sempre alguém que “já sabia”. E em todos eles, nos que disseram eu bem te disse, eu logo vi, eu já sabia, há uma característica comum: em nenhum caso, eles estiveram lá sem ser como meros espectadores da desgraça, sem nada fazerem para que tal acontecesse, sem nenhuma acção que a pudesse evitar antes que tal facto acontecesse.

Por isso duvido muito que já soubessem, que já tivessem visto, que já tivessem dito e nada tivessem feito para o evitar. E gostava até muito que houvesse uma máquina - tipo máquina de projecção de cenários infalíveis de futuro - onde esta gente pudesse então dizer o que faria com tanta sapiência que dizem ter e logo ali pudéssemos perceber se estávamos perante um extraordinário visionário ou um torpe e falso profeta. Como estamos no Verão e metade da população tem como principal ideia colocar os militares a limpar as matas, a minha solução para salvar Portugal é colocar todos os comentadores televisivos, de rádio e restante imprensa a trabalhar sobre o que dizem estar certo. E no caso de estarem errados, serem enviados todos – Pacheco Pereira incluído – para o zoo marine da albufeira. 

Fernando Alvim
Publicado originalmente no jornal i
[Fotografia de Thomas Leuthard]

No comments:

Post a Comment