Monday, June 24, 2013

Irene Flunser Pimentel e Paulo Côrte-Real - no É A VIDA ALVIM de hoje

Irene Flunser Pimentel é uma das nossas mais destacadas historiadoras (galardoada com o Prémio Pessoa em 2007). É uma das convidadas deste serão. Como mote para a conversa, teremos o livro «Salazar, Portugal e o Holocausto» (edição Temas e Debates; escrito em co-autoria com Cláudia Ninhos). Uma amostra:

«A amplitude dos massacres cometidos pelos nazis, responsáveis por um devastador número de mortes, tornou impossível mantê-los no desconhecimento da opinião pública. É, por isso, importante compreender o que se sabia entre os Aliados, no Vaticano e nos países neutros, incluindo em Portugal.

Quando tiveram conhecimento do genocídio que estava a ocorrer no leste europeu e que fizeram para salvar as vítimas? Se quisessem, poderiam os Aliados e os países neutros ter feito algo mais para salvar estas vítimas, perante as ameaças de que foram alvo? A chegada das informações sobre o Holocausto passou por várias fases, desde a sua receção até à tomada, ou não, de posição. O facto de os governos ocidentais terem recebido inúmeras informações sobre o que estava a ocorrer na Polónia e, depois, na União Soviética não implicou, contudo, que os relatos fossem aceites e compreendidos. Ou seja, havia informação disponível, mas existiria o conhecimento necessário para que fosse compreendida? Este livro procura, afinal, dar resposta a estas, e a outras questões, em torno do envolvimento de Portugal no Holocausto. É um livro de duas historiadoras portuguesas de gerações diferentes, com experiências e até opiniões diversas, que se têm dedicado ao estudo do relacionamento entre o Portugal de Salazar e a Alemanha de Hitler, que se juntaram em torno de uma curiosidade comum, procurando contribuir para responder a estas perguntas.»

O outro convidado da noite é Paulo Côrte-Real, economista de formação (é professor auxiliar da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa) e membro da  direcção da Associação ILGA Portugal, «a maior e mais antiga associação que luta pela igualdade e contra a discriminação da comunidade LGBT em Portugal».

É A VIDA ALVIM: de segunda a sexta, no canal +TVI entre as 22 e as 23. Repetição na TVI entre as 04.50 e as 06.00. Também disponível no serviço Iris Zon e na Restart TV da Meo. Emissões disponíveis online aqui

No comments:

Post a Comment