Friday, June 07, 2013

Inquérito do Jornal Metro

O escritor e viajante Tiago Salazar é o convidado desta semana.

Umas férias 
A Escócia, para mostrar aos meus filhos que o monstro de Loch Ness é raquítico e amistoso e os verdadeiros papões e monstros fantasmagóricos andem aí, na Lusitânia.

Uma ideia 
Garantir uma sexualidade saudável e instruída por monges taoistas dos 7 aos 97 parece-me uma boa forma de tornar o mundo (Portugal incluído) mais habitável. Está cientificamente provado que quem é praticante assíduo do amor tem uma vida mais longa e uma pele mais sedosa. Portanto, votemos ao concílio do amor. O importante é...er. Já dizia o Cesariny.

Uma asneira
A ser verdade é uma grande asneira um indivíduo do Gato Fedorento, um raro projecto de qualidade na Parvónia, estar associado pela negativa a um dos mandamentos da tábua de Moisés.

Uma paixão
Nada mais apaixonante do que pensar (e sentir na pele de memória) numa noite ao relento na dita África profunda, negra, intensa, viril, pujante, poderosa... e todos os superlativos. E sendo esta noite (noites) da minha memória de viajante apaixonado e bem acompanhado, então meus amigos, nada mais a dizer. Tudo isto me levou a escrever o meu livro Hei-de Amar-te Mais.

Uma curiosidade
Aprendi com a minha avó muita coisa cívica e lúdica, entre isso a ler e a escrever e por exemplo o significado da palavra trampolineiro que lembra trampolim mas que para a malta de Bracara Augusta significa um gajo (ou gaja, se for trampolineira) que se abarbata ao que é alheio. Pode ser ao dinheiro, ao pacote, ao marido, o que for. Não é boa rês. E a minha avó, nos seus 94 anos, continua a dizer que anda por aí muito trampolineiro.

Uma pergunta
Porque é que tenho de andar a pagar dos impostos mais elevados da Europa (e do mundo) por conta de uma súcia de tanas, badanas e sacanas que saquearam este país e puseram-se ao fresco? Impostos que não revertem para a coisa pública mas para tapar um buraco sem fundo.

Uma resposta
Prosti mamma, prosti papa, prosti tutta la famiglia! É um brinde em siciliano.

Uma acção
Há bocado estava a ler uma das últimas entrevistas do Roberto Bolaño onde ele falava da relação com o pai e a mãe, uma má relação no sentido de querer cuspir-lhes em cima, esfaqueá-los, cortar-lhes a cabeça. Intriga-me o porquê daqueles que nos põem no mundo serem por vezes dos que nos tratam pior e por estarem no seu pedestal serem incapazes de entender que o pai é que desce aos filhos.

Uma lição 
Não gosto de dar lições a ninguém, mas aprender a bifurcar o orgasmo da ejaculação pode dar jeito para quem gosta de demorar-se na cama. Aprende-se com os taoístas e a praticar com regularidade, como qualquer lição ou ensinamento.

Uma aventura
Vivi uma aventura que está contada no meu livro “Viagens Sentimentais”. Perdi um comboio em Irkutsk, na Sibéria, e por isso achei que ia ficar no degredo até ao fim dos meus dias, na verdadeira pele de uma salamandra siberiana. Estava com a minha mulher, felizmente, e assim teria sido uma morte épica, mas graças à generosidade de um taxista siberiano safámos-nos. É que perdemos o comboio sem mais do que os passaportes no bolso ou seja totalmente dependentes do outro, o que prova que há bondade à face da Terra.

Um segredo
Não tenho segredos, mas contaram-me que há um mito em Fátima e que pode ter a ver com cogumelos alucinogénios.

Uma invenção
Porque é que não se sujeitam os políticos e banqueiros e a corja que nos gama a todos a detectores de mentiras - por exemplo acoplados nos detectores de metais dos aeroportos? E que além das sirenes soasse um radar a dizer filhos da puta, ladrões, saqueadores!

Um desabafo
Acho inadmissível que quase nenhum facínora deste país vá preso e sirva de exemplo para que os vindouros tenham medo do precedente.

Um problema
A saída forçada do país de jovens e menos jovens por conta da delapidação e depredação financeira do país. É indigente o que se tornou este país e a culpa não é só dos cocaínomanos de Wall Street.

Última pergunta
Todos os dias te olhas ao espelho e perguntas se és bom menino ou boa menina?



No comments:

Post a Comment