Sunday, May 05, 2013

Há do melhor jazz do mundo na Culturgest


Vijay Iyer Trio
QUINTA-FEIRA,  9 DE MAIO | 21h30
15€ · Até aos 30 anos: 5€

Piano Vijay Iyer 
Contrabaixo Matt Brewer 
Bateria Marcus Gilmore


Em outubro de 2011 Vijay Iyer e o seu trio vieram à Culturgest dar um concerto com base no CD de 2009, Historicity, um disco elogiadíssimo pela crítica mundial. Tocaram maravilhosamente. Foi um concerto excecional.

Menos de dois anos volvidos voltam ao nosso Grande Auditório, depois de gravarem o CD Accelerando, de 2012, ainda mais louvado do que o anterior. Em 2012, na votação anual dos críticos de todo o mundo reunidos pela revista Downbeat, Vijay Iyer foi o primeiro músico da história a ganhar em cinco categorias: Artista do Ano, Pianista do Ano, Álbum do ano (Accelerando), Compositor Emergente do Ano e, com o trio que vem à Culturgest, Melhor Grupo de Jazz do Ano. Nunca ninguém, na longa história destes prémios, 60 anos, tinha conseguido vencer em cinco categorias. Recebeu ainda dois importantes prémios monetários, o Doris Duke Performing Artist Award e o Greenfield Prize. O site Pitchfork qualificou-o como “um dos mais interessantes e vigorosos jovens pianistas do jazz atual”, The New Yorker disse que ele é “um dos mais importantes pianistas de hoje (…) excecionalmente dotado (…) brilhantemente eclético”, o Guardian considerou-o “um dos mais inventivos jovens pianistas de jazz do mundo”. E poderíamos continuar com esta lista de encómios pelos mais importantes órgãos de comunicação social.

Vijay e os seus companheiros, em perfeita sintonia, praticam um jazz envolvente, inovador no estilo, na textura, na forma. Uma música fluentemente improvisada e misteriosamente sincronizada.

A Culturgest orgulha-se de ter vindo a apresentar dos maiores pianistas de jazz em atividade, nacionais e estrangeiros. Que o mesmo é dizer, do melhor jazz que se faz no mundo. Não perca mais esta oportunidade.

No comments:

Post a Comment