Sunday, May 26, 2013

Balanço Vital para o Jornal Metro

O convidado desta semana é Tiago Cação, programador e tour manager.


Estou a aproximar-me dos trinta anos. Falta muito pouco, e à velocidade que o quotidiano imprime quer-me parecer que já é amanhã. Há poucos dias falava a alguém que talvez demoraria trinta anos a resumir estes meus primeiros trinta. Foram de loucos mas... Resumindo-os em cinco momentos, não posso deixar de enaltecer os que na verdade imprimiram intensidade e me traumatizaram neste meu passado e aos que me irão orientar no futuro;

As cirurgias
Fiz cinco ligamentoplastias. Todas elas durante a puberdade e adolescência. Logo, as minhas primeiras paixões foram por enfermeiras, fisioterapeutas e freiras que me depilavam as pernas. Paixões e ereções para dizer a verdade e ser correcto com os factos. (Ligamentoplastias com enxerto alógeno osso-tendão-osso. Continuam a não saber? Ainda bem, é bom sinal.)

O acto revolucionário
Fiz uma reclamação escrita de uma professora quando eu tinha dezanove anos. Por uns: fui proclamado de herói, por outros de mártir, por outros de atrasado mental, pela professora de aluno a reprovar. Na verdade eu sabia que isso nunca iria acontecer e não aconteceu. Não reprovei mas hoje, formado quase com distinção, continuo a ser persona non grata na escola e a ter sonhos / pesadelos com uma vaca azul. Ainda hoje não percebo o porquê deste meu distúrbio de sono.

O meu primeiro crédito
Fiz um crédito sem fiador aos 21 anos para poder ir estudar para os EUA. Não fui. Fartei-me da sociedade americana (ainda antes de lá chegar) e com o dinheiro fui viajar para a Argentina. Nunca tinha saído da aldeia (a Tocha) e a argentina pareceu-me na altura o lugar mais longínquo possível. Estava disposto a ir até ao fim do mundo mas fiquei a vinte e quatro horas de lá chegar. Fiquei-me pela Patagónia e não me arrependo. Só acabei de pagar o crédito o ano passado.

A primeira sogra
Enfrentei a minha primeira sogra aos 23 anos. Tive medo dela mas, o que me aterrorizou mesmo a sério foi a avó da minha namorada que, com noventa e um anos, caiu no jardim e disse: Esta queda tirou-me anos de vida. Fiquei solteiro poucos dias depois.

O Salvamento
Uma vez salvei duas irmãs gémeas feias, muito feias, e o pai delas de morrerem afogados no mar. Foi num domingo e passava pouco depois das três da tarde. Lembro-me que eu ainda tinha restos de melancias, sardinhas e vinho tinto no estômago. Fui bem sucedido no resgate. Não vomitei e elas sobreviveram. Ainda hoje não consigo explicar como o consegui. Talvez tenha sido porque a maré estava baixa e elas tinham água pelo joelho. Hoje seja conhecido por Mitch lá na praia. 

Cinco coisas que me proponho a fazer

A primeira
Reformar-me por invalidez (consequência das ligamentoplastias) aos quarenta anos na Noruega e voltar para Portugal (tão simples quanto isto).

A segunda
Comprar um veleiro em cascais, baptiza-lo com licor de Merda e chamar-lhe: Oh Silly Me. 

A terceira
Ir a Roma no verão com os meus 4 filhos (que irei ter) e vê-los a tomar banho semi-nus (só com cuecas brancas) nas fontes romanas. 

A quarta
Divorciar-me eternamente do capitalismo e regressar à agricultura. Talvez ao cultivo do arroz no baixo-mondego.

A quinta
Deixar escrito e bem claro que não quererei morrer num lar de terceira idade (cemitérios de gente viva). Não gosto de jogos de paciência e detesto o cheiro a naftalina (como abunda em Campolide e em wc's). Deixarei bem claro que deverão enviar-me (seja de que maneira for) para as ilhas Marquesas. Eu e o Gauguin vamo-nos entender na perfeição.


No comments:

Post a Comment