Monday, April 22, 2013

Juntos Perderemos


Ela disse-me “gosto de losers”, mais depressa irei para a cama com alguém que nunca foi, do que com alguém que está habituado a fazê-lo. “Gosto de losers” repetiu “de que importa mostrar o meu íntimo a quem já o vulgarizou por ver tantas vezes”. E de repente, fiquei a pensar nisto, a escrever sobre isto e a dedicar-me intimamente a isto, como já fiz tantas vezes.

Esta miúda gosta de “losers” mas a verdade é que a sociedade fareja “winners”. Deixando os estrangeirismos, só os vencedores vencem, só os perdedores perdem. Lili Caneças não o diria melhor. Diz-se que a derrota pode chegar à vitória, mas poucos são os que pensam justamente no sentido oposto. E é uma pena. A grande vantagem da derrota em relação à vitória, é a expectativa que criamos em relação a cada uma delas. Quando alguém nos habitua a vencer, podemos ter expectativa sim, mas nunca a suficiente para ficarmos desiludidos com ela. Não venceu desta vez, mas vencerá da próxima, dirão. Quando alguém nos habitua a perder, a vitória saberá de uma forma diferente, pois ao não termos expectativa, tudo nos saberá a sobremesa deliciosa que não estávamos à espera.

Daí que, tal como esta miúda, goste tanto de quem falha, de quem perde, pois quem sempre perde chegará a um dia em que vencerá de forma heróica, e quem sempre vence, não tenham dúvidas, um dia, perderá de forma histórica.

Fernando Alvim
Publicado Originalmente no jornal i
[Fotografia de Carlotta Cardana]

1 comment:

  1. Bom texto para angariar adeptos para o sporting..ahahahah..

    ReplyDelete