Sunday, April 28, 2013

Duo Mar a Bilha vence Festival Alternativo da Canção


António Sala e Dora brilham no firmamento. Celina da Piedade vence 7 vezes mas não ganha.


São muitas as coisas a dizer sobre a 4ª edição do Festival Alternativo da Canção que ontem se realizou na emblemática Academia de Recreio Artístico, em Lisboa.  Primeiro, uma prestação estratosférica de António Sala e Dora que ali mostraram como se deve apresentar um festival da canção; depois um nível participativo que nem nos melhores anos da eurovisão alguma vez se conseguiu alcançar e finalmente um público e um júri como há muito não se via.

E foi esse público e esse júri excepcional composto por nomes como Ana Sousa Dias, Raquel Strada, Luísa Barbosa, Rita Camarneiro, António Costa Santos, Teresa Miguel, Gisela João, Fernando Alvim e a própria Dora e Sala, que distinguiram antes mesmo de anunciar o vencedor, a artista celina da Piedade com 7 prémios. A saber: Prémio Dignidade, Prémio Honra, Prémio da Crítica, Prémio Simpatia, Prémio Porque Sim, Prémio “o que é que ela está aqui a fazer?” e, finalmente, o prémio Celina da Piedade.

Posto isto, entre as 6 canções a concurso, o Duo Mar a Bilha venceram com “Disfunção Eréctil”, um tema que arrebatou o público presente e o próprio apresentador - que ali revelou “É uma música que me toca muito”. Em segundo lugar ficaria o Presidente Drógado com “O Vinho e o Haxixe”, e em terceiro a história trágica e soberba de Anaísa, a primeira artista do festival que foi legendada durante a sua actuação. Actuaram ainda Schmitt, Ovibeja e Ipiranga e a já mencionada Celina da Piedade.

Todas as imagens - fotografias e vídeos - deste festival poderão ser vistos no facebook oficial do mesmo e também no seu site. A comissão executiva deste Festival gostaria de agradecer a todos que directa ou indirectamente nele participaram, revelar que as inscrições se encontram abertas para o próximo ano e pedir que nos ajudem a divulgar a presente informação. 


Fernando Alvim

No comments:

Post a Comment