Friday, March 01, 2013

Pontapés na Gramática e bonecada no É A VIDA ALVIM de hoje

Joana Dias é locutora de rádio, coautora, com a linguista Sandra Duarte Tavares, do programa «Pontapés na Gramática». Programa de rádio que agora é também um livro com o mesmo nome (edição da Areal Editores). A sinopse:

«Quem nunca teve dúvidas sobre a grafia de uma palavra, sobre a conjugação de um verbo, sobre qual a palavra adequada para um determinado contexto, ou ainda sobre este ou aquele aspeto do novo Acordo Ortográfico? Pontapés na Gramática tem como base um programa radiofónico de sucesso com o mesmo nome, na Antena 3, com a linguista Sandra Duarte Tavares e a locutora Joana Dias, que também é coautora da versão impressa. O livro, visando alertar o leitor para os muitos pontapés na gramática que são dados um pouco por todo o lado, inclui um prefácio do professor Marcelo Rebelo de Sousa. Trata-se de um auxiliar prático, organizado em torno das áreas mais críticas da língua portuguesa, que inclui uma seleção de questões que vão ao encontro das dúvidas e dificuldades mais frequentes, incluindo uma secção dedicada ao novo Acordo Ortográfico. O livro está organizado em 370 perguntas e respetivas respostas, de modo a estimular e despertar a curiosidade do leitor, desafiando-o a escolher a resposta certa. Os esclarecimentos relativos aos 370 desafios, sempre com base em argumentos científicos, estão apesar disso redigidos numa linguagem muito clara e acessível ao grande público. O que motivou as autoras para a publicação deste livro? «A paixão pela língua através da qual todos expressamos as nossas emoções, sonhos e ambições», mas também a necessidade premente de defender a identidade da língua portuguesa, um património valioso que é necessário preservar.»

Joana Dias e Sandra Duarte Tavares, serão duas das convidadas. Mas há mais.

Sara-a-dias é ilustradora. Licenciada em Ciências de Comunicação, na vertente de Cinema e televisão, pouco trabalhou depois nessa área. Cursou design e é onde se sente como peixe na água. Ei-la aqui, filmada por Vera Moutinho:


Começamos a dar à língua às 22h00, no canal +TVI.

[Emissões online aqui.]

No comments:

Post a Comment