Monday, February 11, 2013

Textos de amor no Museu Nacional da Imprensa


Textos de Amor 2013
fazem homenagem 
a Manuel A. Pina


O Museu Nacional da Imprensa promove, a partir do dia 11 de Fevereiro, o Concurso de Textos de Amor Manuel A. Pina, em homenagem ao jornalista e escritor falecido em outubro de 2012. A iniciativa, especial para o Dia dos Namorados, prolonga-se até 17 de Fevereiro, em busca de textos de amor originais. 

Dirigido aos apaixonados de todas as idades e residentes em qualquer parte do país (e a portugueses no estrangeiro), o concurso, já na 13ª edição, vai premiar os melhores textos concorrentes, em poesia ou prosa. 

Os prémios principais são uma viagem de avião (destino Europa) e um cruzeiro no Douro para duas pessoas, além de livros e cd-roms.

O Museu Nacional da Imprensa pretende, com esta iniciativa, motivar a emergência de novos autores, apelando à escrita de textos de carácter amoroso. 

Durante a “semana dos namorados”, o museu está aberto à recepção de textos originais alusivos ao amor e os visitantes poderão imprimir poemas de diversos autores (Camões, Florbela Espanca, Bocage, Pessoa, Eugénio de Andrade…), nos prelos-relíquia do Museu.

Os textos concorrentes devem ser registados num impresso próprio, disponível nas instalações daquele Museu e no seu sítio oficial (www.museudaimprensa.pt) onde está patente o regulamento.

As edições anteriores têm sido progressivamente mais participadas e em 2011 foi lançado um livro, correspondente à primeira década do concurso, com 75 textos premiados. 
O concurso “Textos de Amor” é apoiado pela Ryanair, DouroAzul e Grande Hotel do Porto.

O Júri tem sido constituído por Manuel António Pina, Pires Laranjeira, Maria Glória Padrão e Ana Sousa Dias, além do Diretor do Museu, Luís Humberto Marcos.

1 comment: