Thursday, January 24, 2013

Lenz, de Pedro Lacerda - na ZDB


4ª a Domingo-13 a 24 de Fevereiro às 21.30
Lenz de Pedro Lacerda
Uma adaptação da novela com o mesmo nome de Georg Büchner


A Truta volta a colaborar com a ZDB e, após uma residência de criação no NEGÓCIO, apresentam LENZ, uma adaptação da novela com o mesmo nome de Georg Büchner.

LENZ é uma criação do actor Pedro Lacerda e é uma proposta de teatro para um actor e um pintor. Os pontos de partida são: o texto da novela de Georg Büchner “Lenz”, numa tradução de Nuno Júdice e uma tela em branco.

LENZ constrói-se nesse encontro, nessa relação entre a imagética e o discurso.
O espectáculo reconstrói o percurso de Lenz que parte para uma viagem solitária acompanhado por imagens de uma aspereza gélida e uma natureza imensa, tentando sobreviver a si próprio e ao mundo.

O texto trata da viagem trágica desse homem e da sua caminhada progressiva para loucura. Das suas qualidades como pessoa e artista e das razões que o fazem gorar um futuro que se adivinharia brilhante. Com a solidão como pano de fundo e grande catalisador, o texto deambula entre o “contar” da história e o discurso directo.

A obra de Büchner mantém-se actual e moderna até aos nossos dias. “Lenz” é um fragmento, uma história inacabada, mas mesmo assim uma obra-prima da literatura alemã. É o homem que procura descontroladamente encontrar-se, equilibrar-se, o homem que revê em si a fúria dos elementos. A descrição de Lenz pode ser analisada como um caso clássico de esquizofrenia mas encerra em si para além da análise médica, todo o interesse de um homem moderno que questiona, que luta contra o caos do mundo. Tudo isto nos interessa na identificação de Lenz como homem contemporâneo, como figura resistente ao seu contexto, como indivíduo livre.

“Em todas as coisas eu exijo a vida, um carácter verosímil, e chega; não temos nada que perguntar se é belo ou feio. O sentimento que há vida na coisa criada é muito mais importante do que considerações sobre a beleza e a fealdade; este é o único critério em matéria de arte.”
in “Lenz” de Büchner

NEGÓCIO_ Rua de O Século, nº 9 porta 5
Entradas: 7.5€ Entrada estudantes em grupo 5 €
Entrada sócios ZDB: duas entradas livres por ano
A bilheteira do NEGOCIO abre às 21h
reservas@zedosbois.org |Tel: 00351 21 343 02 05


No comments:

Post a Comment