Wednesday, January 23, 2013

'Culturas Documentadas' no Museu da Música


Sábado, 26 de Janeiro, pelas 15h00
Culturas Documentadas 



'Culturas Documentadas' é o título da sessão inaugural de um ciclo de conferências, exposições e apresentação de recolhas musicais e etnográficas que o Museu da Música acolherá ao longo de 2013, iniciativa dinamizada pelo projecto Mural Sonoro, da investigadora Soraia Simões.

O programa da sessão inclui apresentações de uma exposição de fotografia (15:00 h) e de um documentário (17:00 h), além de uma conferência (16:00 h).

Soraia Simões (1976, Coimbra) é pós-graduada em Estudos de Música Popular pelo Departamento de Ciências Musicais e Etnomusicologia da Universidade Nova de Lisboa. O seu estudo e trabalhos incidem na cultura popular e nas práticas musicais de países no contexto da diáspora, especialmente a partir do século XX.

PROGRAMA:
- 15:00 h - Eduína Vaz: exposição de fotografia 'Culturas Cabo-Verdianas'
- 16:00 h - Mário Correia: 'Recolhas, Património Imaterial', Terras de Miranda e Sendim
- 17:00 h - Nataniel Melo: 'Viagem pela Cultura de um Povo' (viagem ao Senegal) Apresentação de filme documental


Domingo, 27, pelas 18h00
Braima Galissá


O Museu da Música abrirá excepcionalmente as suas portas no Domingo, 27 de Janeiro, para acolher o Músico e tocador de kora de origem guineense, Braima Galissá.
É um dos mais destacados músicos do seu país e considerado um mestre da kora, instrumento que domina com grande virtuosismo. Estará no Museu da Música para um concerto a solo. Bilhetes: 7,00 Euros.

JOSÉ BRAIMA GALISSÁ nasceu em 1964 em Gabú (Guiné-Bissau).

Foi compositor do Ballet Nacional da Guiné-Bissau, responsável Instrumental do mini Ballet Nacional e professor de Korá na Escola Nacional de Música José Carlos Schwarz durante 11 anos. Já participou em actividades culturais em vários países.

Fez três viagens a Portugal, mas fixou-se numa altura em que eclodia a Guerra Civil (1998), sobretudo pelos projectos culturais para os quais passou a ser solicitado.

Em 1999 trabalhou com o Teatro São João do Porto e no ano em que Coimbra foi a capital da cultura, foi contratado pela a companhia de teatro Tetrão.

Realizou concertos com o músico português Gil Nave, participou em programas de rádio e televisão (Antena 2, RTP Internacional, Rádio Renascença, RTA – Rádio Televisão de Angola, no programa Kandando – e RDP África, entre outros), participou em concertos realizados por iniciativa da EXPO98, e Porto 2001, e em trabalhos discográficos de João Afonso, Amélia Muje, Herménio Meno, na colectânea “Mon na mon”, Blasted Mechanism, Chac, Sara Tavares entre tantos outros.




No comments:

Post a Comment