Friday, January 18, 2013

Blues na Culturgest


Ruthie Foster

SÁB 26 DE JANEIRO
Grande Auditório
21h30 · Duração: 1h30
15€ · Até aos 30 anos: 5€
M3

Embora tenha estudado música enquanto jovem no seu Texas natal, começado a cantar como solista aos 14 anos, Ruthie Foster iniciou a sua carreira musical no mais improvável dos locais: a marinha de guerra dos Estados Unidos!

“Durante anos tudo o que fiz foi comer, falar, sonhar e viver à volta da música. Chegou um ponto em que quis saber se era capaz de ter uma conversa sobre qualquer outra coisa – contou – e estava também curiosa acerca do resto do mundo. Por isso, alistei-me na Marinha”.

Numa festa de Natal a bordo interpretou algumas canções para o seu esquadrão de helicópteros: foi um passo para ser integrada num grupo musical da Marinha, Pride, que lhe deu a primeira experiência de quatro anos de estrada pelas instalações militares dos Estados do Sul.

Desmobilizada em 1997, ei-la em Nova Iorque onde a editora Atlantic a apoiou e, em poucos meses, fazia do seu primeiro CD uma surpresa para a crítica. As raízes, contudo, mantinham-se e uma determinante digressão foi realizada com os Blind Boys of Alabama. Abandonando a viola e o piano com que a si própria se acompanhava, a primeira década do novo século foi fulgurante: festivais desde o North Sea Jazz Festival ao Jazzfest de New Orleans, nomeações para prémios quase anualmente, até ao primeiro lugar nos Traditional Blues em 2010, ao fulcral Koko Taylor Award em 2011.

Dotada de uma impressionante presença cénica e sempre apoiada por cuidadas e vigorosas bandas, em 2010 conquistou o primeiro lugar do Living Blues Critic’s Pool.

Mais detalhes aqui.

No comments:

Post a Comment