Thursday, October 04, 2012

Mas, afinal, o que é um halo?


No dia 16, na Baixa-Chiado PT Bluestation, haverá um concerto de halo pelo músico Daniel Reis. Mas afinal o que é um halo? Daniel explica:

«Nos anos 80, o Senhor Félix, da Suíça, tinha uma banda de steel drums (instrumento criado em Trinidad & Tobago com barris de petroleo). Era o próprio Sr. Félix que construía os steel drums da banda, que tocava nas ruas e viajava por toda a Suíça. No final dos anos 80, a Sra. Sabina juntou-se à banda. 

No final dos anos 90, um amigo do sr. Félix trouxe um instrumento musical da Índia: o Gatham (pote de barro). Mostrou-lhe esse instrumento, e ambos acharam que seria interessante criar um instrumento de aço, que tivesse algumas notas e se pudesse tocar com as mãos. O sr. Felix fez testes com várias ligas metálicas e daí surgiu um aço ao qual chamou "Pang". Entre outras propriedades, o aço é tratado pelo processo da nitretação e depois é construído à mão, com a ajuda de martelos de várias formas. A parte mais complicada do processo é a afinação, que demora horas. Assim nasceu o hang, no ano 2000, em Berna, na oficina Panart, do Sr. Felix e da Sra. Sabina. Todas as suas formas foram inspiradas em instrumentos como o gatham, o udu, o steel drum, o gongo chinês ou as taças tibetanas.

Até 2006, foram criados o Hang de 1ªgeração e de 2ª geração, que tinha várias escalas musicais. Até aí os instrumentos eram enviados para algumas lojas do mundo, onde eram comprados. Tinham uma nota central e, em seu redor, podiam ter mais 7 ou 8 notas. Em 2008, criou-se o Hang Integral e, em 2010, o Hang Free Integral. Ambos têm apenas uma escala, com uma nota central e 7 em seu redor.

A Panart nunca quis fazer produção em massa, e como o instrumento é raro, alguns proprietários começaram a vender os instrumentos usados pelo triplo ou quádruplo do seu valor de fabrico, o que desagradou à Panart. A partir daí, a Panart começou a aceitar encomendas, mas com uma condição: as pessoas teriam de enviar uma carta com o pedido e justificando o motivo pelo qual mereceriam ter um hang. Depois da encomenda ser aceite, poderiam passar vários meses até o instrumento estar pronto, pois a produção é lenta.

No entanto, desde que o Free Integral começou a ser fabricado, já não vale a pena enviar a carta. A Panart não vende para fora da Europa. Por outro lado, quem tem um instrumento destes não pode vendê-lo por um preço superior ao de fabrico porque teve de assinar um contrato com a Panart. Pode vender pelo preço de fabrico mas a Panart tem prioridade no direito de compra. Um hang custa cerca de 2000 euros. Outra hipótese de compra é no ebay ou no fórum mundial http://handpan.org e os valores podem chegar aos 4, 5, 6, 7, 8 mil euros. Mas a Panart não afina instrumentos usados. Há algumas pessoas no mundo que afinam (mas é preciso ter cuidado). Há umas semanas atrás, a Panart anunciou que vai fazer um novo instrumento.

Eu conheço estes instrumentos desde 2007 e, como a maioria das pessoas, também fiquei maravilhado. O meu Hang é da 1ª geração, foi fabricado em 2000 e um dos primeiros a ser feito. Comprei-o usado em 2010 (passados 2 anos e meio de conhecer o instrumento), mas ele vinha em mau estado. Como ainda não tinha informação, enviei-o para restauro na Panart, mas eles devolveram-no sem sequer abrirem a caixa. Depois, encontrei uma empresa alemã - a E.C.S - para o afinar. Enviei-lhes o meu hang e pedi um orçamento, mas  arranjaram-no sem permissão, o que custou 750 euros. Não tive alternativa, paguei e eles enviaram-me o hang. Mais tarde, percebi que tinham estragado o metal com o calor que lhe deram para o afinar, o que é incorreto (o instrumento não pode apanhar calor). Em Portugal continental, sou o único proprietário dum hang. Já houve um também no Algarve, mas o proprietário foi viver para Londres. Há ainda uma senhora francesa que vive nos Açores e também tem um.  

O hang é patenteado em cerca de 100 países do mundo. Mais ninguém pode usar este nome, nem as suas medidas, nem o mesmo metal em qualquer outro instrumento musical. Mas há vários instrumentos semelhantes ao hang, como é o caso do halo, do bells, da caisa, do SPB, etc. 

As primeiras experiências de construção do halo começaram em 2008. Foi criado por Kyle Cox e por Jim Dusin, da Pantheon Steel (www.pantheonsteel.com). Inicialmente, o Halo teve lista de espera de compradores interessados. Em 2011, foi feita uma lotaria para sortear as pessoas que poderiam comprar um dos 200 halos que iriam ser construídos. Foi enviado um email a cada uma das 8 mil pessoas inscritas na Pantheon Steel para se poderem inscrever. 1500 inscreveram-se nesta lotaria. As pessoas escolhiam um numero de 1 a 200 e as que ficassem mais perto do número sorteado, poderiam comprar um. Só há poucos dias é que foram entregues os últimos halos desta lotaria.

Eu não tive sorte nessa altura. Mas em março foi feita uma mini-lotaria para o sorteio de um halo só para os membros do fórum mundial (http://www.handpan.org/forum). Inscreveram-se 66 pessoas. À última hora resolveram sortear um segundo halo e foi aí que eu fui o contemplado! Ao longo deste ano, a Pantheon Steel tem disponibilizado um halo novo por mês no ebay  por valores que chegam aos seis e sete mil euros!  

Quanto ao Bells, foi criado pela espanhola Bellart, que aceitou 1000 pedidos e fechou as inscrições. Neste momento, ainda está a concluir estas 1000 encomendas e só aceita mais inscrições quando as acabar. Neste momento, vai no 575. Eu tenho o número 585! O Bells já vai na 3ªgeração. Antes deste verão, a Panart colocou a Bellart em tribunal, por seguir à risca as medidas do hang. Atualmente, ainda se está à espera da decisão do tribunal. Há Bells com 7 e 8 notas em redor da nota central.

Quanto à Caisa, basicamente, é um steel drum invertido. O som é muito metálico e desafina com facilidade porque o metal não é tratado.

Em 2010, apareceu o SPB, feito por um russo: o Victor. Há quem diga que tem um som melhor que o do hang. Neste momento, para se conseguir um é necessário ir buscá-lo à Rússia. Existem SPB com 7, 8 e 9 notas em redor da nota central.

Neste momento o Bells, o Halo e o SPB, conjuntamente com o Hang, são conhecidos como os "BIG 4".

Depois, há os instrumentos de segunda linha, como o Bali Steel Pan, o Spacedrum, o Disco Armonico, o SunPAN, o Genesis HandPan, o Live-Metalart HandPan, o Hernan Drum, o Jose Greenbeach's Disco Armonico e o Innersound.»


No comments:

Post a Comment