Thursday, July 03, 2008

Toda a gente viu!




Existe um hábito em Portugal - e presumo que em todo o mundo também - de dizer que toda a gente viu, como se esta expressão, pudesse por si só, ser suficiente para justificar uma qualquer acção ou acontecimento. E quando me dizem “Toda a gente viu” é certinho que eu pergunte: Quem é toda a gente?

E aí, quem quer que seja, reage normalmente com espanto e uma espécie de indignação falsa para ganhar tempo para a resposta. Quem é toda a gente? – pergunta, como se tivesse ouvido mal. Quem é toda gente? Repete de novo, enquanto processa uma resposta válida. E quando o tempo se esgotou e se ouve o silvo metálico da verdade, afinal é só um ou dois. Ou só um. Ou não é nenhum mas é como se fosse toda a gente.


E aí, deito as mãos ao cachimbo, faço arder bem as folhas de tabaco e pergunto no meio do nevoeiro: “Mas espere lá, toda a gente viu? Ou “ Toda a gente sabe?”. É que embora as duas afirmações comecem de forma idêntica usam verbos diferentes. E isso muda tudo. Porque ninguém me garante que algo que "toda a gente sabe, toda a gente viu".Se é que me faço entender. Isto é, há muita coisa que se sabe a partir de informações de gente que não viu, que só sabe. E isto é um problema.

Mas esperem. Mesmo que toda a gente tenha visto, isso não quer dizer que seja verdade o que viram ou que não sejam necessárias provas daquilo que afirmam. Reparem no exemplo: O Mantorras vai isolado na grande área, ao perceber que o guarda redes sai aos seus pés, Mantorras agita a bola para a direita fugindo ao embate com aquele bruta-montes e depois desfere um poderoso remate,que escandalosamente bate na trave ( meninas, não é no poste, é na trave), na parte interior da trave, nos gémeos da trave e embate caprichosamente na linha do golo. Evidentemente, que toda a gente no estádio grita "Golo!" e "Viva o Benfica" e "O mantorras é o maior" e, quando o árbitro diz que afinal a bola não entrou, dizem logo que a sua mãe trabalha numa actividade ao ar livre e isenta de impostos. Que foi golo e que toda a gente viu! Que é uma vergonha e que toda a gente viu, que toda a gente fala e toda a gente sabe que foi golo sim senhor! Que a bola bateu para lá da linha.Que é golo e que é do Benfica!

E chegados a casa, ao ver o Domingo Desportivo – que embora não exista há mais de 10 anos eu gosto de continuar a chamar Domingo Desportivo - percebemos que o árbitro estava cobertinho de razão quando vemos a repetição mais do que uma vez, ainda tentando negar aquilo que vemos mas percebendo que a bola não entrou não senhor e que afinal o que toda a gente viu não era verdade.

8 comments:

  1. Bem, em situações futebolísticas, das duas uma: ou o árbitro não é gente ou toda a gente precisa de usar óculos.
    Porque além de ninguém garantir que algo que "toda a gente sabe, toda a gente viu", também ninguém garante que algo que "toda a gente viu, toda a gente sabe".
    E pronto.
    Basicamente, é isto.
    :)
    Bjs!

    ReplyDelete
  2. eu também vi, eu e toda a gente, eu vi eu vi, eu sou testemunha, bem jeitosa que ela era alvim, eu vi eu vi!!!! ou não vi?

    ReplyDelete
  3. O ser humano tem uma capacidade incrivel em acreditar só naquilo que quer acreditar.

    Se acha que viu ou acha que sabe(mas afinal até nem sabe)há que levar 'toda a gente' atrás, faze-las acreditar nessa suposta verdade... E de tanto pensar que é verdade e defende-la convictamente passa a ser mesmo verdade e assim 'toda a gente'passa a saber e 'toda gente' viu...
    Porque raio não há-de ser verdade?!

    ReplyDelete
  4. E toda a gente viu os filmes do James Bond, mas eu, só consegui ver 10 minutos de 1

    É isto bom ou mau? É bom para mim porque me acho extraordinarimente única enquanto os outros dizem com ar de superioridade: " Ui, tu não viste?!" , como se "O 007" fosse uma coisa imperdível...

    ReplyDelete
  5. oh eu acho q é golo do benfica! toda a gente sabe q se bate na linha ha uma parte pequenina da bola q fica por dentro da baliza. logo, ha ali uma fragilidade por parte do guarda redes ao permitira que tal aconteça.. ja foi fragilzinho e ja.. plo menos assinalava.s o golo! toda a gente sabe disso!

    ReplyDelete
  6. Oh meu querido Alvim... as meninas sabem distinguir um poste de uma trave!! Digo eu que sou menina... :p

    Lena

    ReplyDelete
  7. E a mim só me apraz dizer que vi e adorei o filme. A Amélie, que muitos gostam de dizer que não viram e não conhecem, mas que eu adoro e conheço muito bem. Sem vergonhas. :)

    ReplyDelete
  8. Tantas palavras juntas e nenhuma fala correctamente sobre este fantástico filme! Eu vi e até ver ainda não me cansei de visualizar tamanha genialidade! É simplesmente delicioso e a banda sonora é mesmo indescritivel. Yann Tiersen no seu melhor.

    Enfim.

    ReplyDelete