Thursday, June 19, 2008

Olha a Moina!




Existe uma relação de desconfiança entre a polícia e a população e pior ainda, entre nós e a polícia. Eu desconfio sempre de pessoas que usam um cacete na cintura e me mandam parar para que eu mostre os documentos. E a polícia, parte do principio que a "presunção de inocência" foi coisa inventada por intelectuais de esquerda.
A polícia goza na sociedade civil do mesmo estatuto que os professores de Matemática usufruem na escola e embora possam não ter culpa disso, a verdade, é que a má fama os persegue. Vê-se uma operação Stop e lá vamos dizendo "Querem ver a minha vida!", ao longe o professora de Matemática e desabafamos "Lá vem a raiz quadrada!" e andamos nisto, até nos mandarem parar e "Boa tarde, os seus documentos, por favor!". E nós, não havendo alternativa mostramos, como se tivéssemos a tirar a roupa para um exame de rotina. E é assim que me sinto, nu, em frente à polícia. "A carta, se não se importa!" – tiro a camisa, "o seguro, se faz o favor!" – agora as calças, "O comprovativo da inspecção!" – aí vão os sapatos", "O selo do carro, está actualizado?" – lá foram os boxers e de repente quando me dizem "pode seguir!" eu ouço sempre "pode-se vestir!". E eu visto e fumo um cigarro enquanto aperto o cinto.


Eu sei que é para o nosso bem mas também já me diziam isto quando me obrigavam a consumir uma colher diária de óleo de fígado de bacalhau. Eu sei que amanhã tenho que me levantar cedo, mas está a dar o programa que eu gosto, bolas. E tudo isto, tem um sabor amargo. E em tudo isto, há um tom resignado na nossa voz, um encolher de ombros, um bufar furioso entre os dentes, como deixássemos escapar "Só me faltava esta!". De cada vez que vejo a polícia, apetece-me dizer o mesmo que digo aos vendedores da paz que me tocam à porta: "olhe, peço desculpa, mas não tenho tempo! Adeus e Bom dia!" e assim era: "Os seus documentos por favor!" e eu diria "olhe senhor guarda, eu não acredito em nada disso e agora não tenho tempo. Com a sua licença, vou andando!" e o senhor guarda, aceitando isto, seguia caminho. Mas não. A polícia faz questão de espalhar a palavra do senhor e também ouvir a nossa, muitas das vezes, já em tribunal.

Eu ainda do sou do tempo, em que um dos slogans para a policia era precisamente: "Em cada esquina, um amigo!", mas agora, se forem lá ver, nas mesmas esquinas onde proliferavam pessoas com um cacete na cintura, estão mulheres com saias curtinhas e formação dentária tradicionalmente desalinhada. E onde estão todos? Que é feito do policia amigo que nos safava das multas e bebia connosco uma imperial? Que é feito das amnistias do Papa que nos abençoava no Natal ou quando ia a Fátima? Que é feito dos radares de coração mole?

10 comments:

  1. Eu sabia!
    Eu sabia que esta história do novo Papa não querer vir a Fátima era uma cabala para não haver amnistias nas multas. Eu sabia.

    ReplyDelete
  2. Os radares de coração mole... esses devem ter ido pôr passemaker (será assim que se escreve?). Gostei muito deste texto metafóricamente engraçado.

    ReplyDelete
  3. estão enfiados nas suas casernas com ar condicionado e tv cabo e de vez em quando la vao rezando um padre nosso para que não sejam chamados para um qualque tiroteio, e a serem chamados la se vão levantando muito devagarinho para chegarem bem no fim da crise "ó que pena que não chegamos a tempo".
    belo texto Fernando Alvim

    ReplyDelete
  4. Sabias que chamar "moina" a um militar da GNR, um agente da PSP, ou da PJ, é o maior insulto que lhes podes dirigir?!?!

    Sabes o que aconteceu ao Nuno Markl, quando fez aquela rúbrica sobre os pupilos do exército?

    Pois olha, reza para que os teus leitores assiduos não façam parte das forças policiais!!!

    ehehehehe

    ReplyDelete
  5. o maoir problema é quando a moina te manda parar no Porto porque te diz: os documentos da biatura por favor.hahhahahahaha

    ReplyDelete
  6. O menino não tem cura mesmo!!! hihihi

    Vai sonhando!! ;-)

    Parabéns pelo blog!

    ReplyDelete
  7. O slogan mudou há já algum tempo para - "Se és ambicioso e tens a 4ª classe, junta-te à guarda!" Com tal ambição estão é todos na explicação para acabar a 4ª classe...

    ReplyDelete
  8. Acabaram-se as borlas...

    E agora ainda vai ficar pior, ouvi dizer que a policia ia ganhar comissão das multas novamente.

    Salve-se quem puder...

    ReplyDelete
  9. lol, tens toda a razão com este post...

    ReplyDelete
  10. Ai ó pah! K degredo!
    E depois kerem k os lvemos a serio kd a maior parte das xs esta escondidos atras de uns arbustos a micar kem nao para no vermelho...a micar kem passou dos 70km!! :( E o resto?! Se telefonares a pedir ajuda vao te dizer k estao em trabalhos em cascos de rolhas!! e na verdade? jantarada pl certa!!
    Comissoes nas multas...é normal! Eu tb assim faria se pudesse ganhar o meu pao sentado e com um computador a frente! isto n tem jeito...ai!! e nao se escreve mais!! ou ainda apanhamos uma coima por desrespeito à autoridade!! :P

    Bons textos alvim! tu tas la!!

    ReplyDelete